Cork Dublin Europa Galway Intercâmbio Irlanda Kilkenny

FAQ – Como é morar na Irlanda?

Escrito por... Vivian

Quando decidi criar o blog os objetivos eram: registrar minhas experiências pelo mundo afora e ajudar quem compartilha do mesmo sonho, seja ele uma viagem de fim de semana ou a mudança pra outro país. Fico muito feliz cada dia que percebo a dimensão que isso tem tomado. =)

Ando recebendo muitos emails com perguntas a respeito da nossa vida aqui. Como é o dia a dia, como foi pra conseguir um apartamento, se chove todo dia mesmo, se tem muito brasileiro mesmo, se vale a pena vir pra estudar inglês, todo tipo de coisa. Ontem me toquei que acabo escrevendo a mesma coisa várias vezes e então tive a ideia de deixar tudo registrado aqui pois assim consigo encorajar mais pessoas.

Fiz um apanhado (essa palavra existe??) do que já recebi e vou aumentando a lista a medida que eu receber mais ok??

 

Eu sei que o clima na Irlanda é péssimo. Mas assim, chove todo dia mesmo?

Essa foi uma das coisas que eu mais me preocupava porque chuva me deixa muito deprê. Cheguei em janeiro, então peguei o final de inverno, primavera e agora estamos no verão e posso dizer que chove beeeem menos do que eu imaginava. Normalmente tem uma chuvisco daqueles beeeem finos que dura alguns minutos e só. Poucas vezes choveu forte ou o dia todo nesse meio tempo. Aliás, até onde eu me recordo foram 4 ou 5 dias só. Chuva aqui não igual chuva no Brasil, é vida normal. Todo mundo coloca o capuz e segue caminho.

 

Foi difícil achar apartamento pra morar?

Sim! Foi bem difícil, eu confesso. Mas conseguimos no prazo de duas semanas. Todo mundo que conheço aqui conseguiu encontrar, então se você está vindo pra cá, don’t worry, você vai conseguir também.

 

Depois desses 6 meses você já se sente ‘parte da Irlanda’?

Não, de jeito nenhum. Me adaptei muito bem e amo esse país mas continuo sendo estrangeira aqui. Acho que uma relação assim mais profunda de identificação leva bem mais tempo. Posso até compreender a língua, mas as piadas por exemplo normalmente não fazem sentido pra mim, só pra eles, para a cultura deles.

 

Dá pra achar tudo nos supermercados aí?

Tudo tudo tudo, não. Mas te garanto que você vai sobreviver. Tem vários mercadinhos brasileiros que ajudam no processo de adaptação com a comida, mas os preços são bem salgados. Vou dizer, as únicas coisas que já compramos lá foram farinha e sazon, o resto nos viramos bem com os mercados locais.

 

E se eu ficar doente, como faço para conseguir um médico e marcar uma consulta?

Nós precisamos nos consultar algumas vezes aqui mas usamos nosso plano de saúde. Vou contar como foi pois as vezes pode ser parecido. Na primeira vez ligamos para o plano, respondemos algumas perguntas básicas sobre o que estávamos sentindo e eles informaram a hora que o médico iria chegar aqui na nossa casa. Ele veio, trouxe o que precisava e nos entregou a receita aqui mesmo. Na segunda fez a consulta foi no consultório, tudo com horário marcado, sem erro. A principal diferença é que aqui você não pode ir em um médico especialista logo de cara. É preciso ir em um geral e ele irá te encaminhar ao especialista se necessário. Ahh, outra diferença, nós não podemos pegar os exames, fica tudo com o médico.

 

Qual a melhor cidade para morar na Irlanda?

Isso é muito pessoal, mas posso dizer que estou bem feliz aqui em Dublin! =)

 

Estou preocupada com a quantidade de brasileiros que todo mundo fala. Tem muito mesmo ou é exagero?

Em Dublin tem muito mais do que você imagina. Nas outras cidades parece ter bem menos, mas não posso dizer com propriedade. Não é exagero quando alguém fala que você escuta mais português que inglês no centro da cidade. Não mesmo! Sabe os artistas de rua? Pois é, você vai ouvir O Rappa, Legião Urbana e Lulu Santos com mais frequência do que você pensa.

 

Qual o melhor mês/estação para chegar na Irlanda?

Eu vim no meio do inverno e não acho que isso mudou minha experiência aqui. Mas se você puder escolher, eu sugeriria o meio da primavera. Nessa época as temperaturas já estão amenas (leia-se: você não morrerá congelado mais) e vai dar pra aproveitar mais a cidade até o inverno aparecer de novo.

 

Quanto custa viver em Dublin?

Essa eu já respondi e está completíssimo o post, só clicar aqui: Quanto custa viver em Dublin?

 

Eu amo brigadeiro, não consigo viver sem. É possível encontrar leite condensado aí?

Sim galera, eu recebi essa pergunta. kkkkkkk Para a felicidade de todos é possível sim, nos mercados brasileiros. Normalmente custa 3,50 euros.

 

E picanha?

Tem também, 10 euros o quilo.

 

Dá pra usar sandália na Irlanda?

Depois de receber 4 vezes a mesma pergunta resolvi colocar aqui. Dá sim. Durante o verão, mesmo que não seja quente, dá pra colocar os pezinhos para respirar um pouco =) Ano passado, por duas semanas, usei shors, regatas e havaianas todos os dias, acreditem! Mas é quase um milagre.

Por hoje é o que temos, qualquer outra pergunta, curiosidade ou dica que tiver, escreve pra gente! =)

Sobre o(a) autor(a)

Vivian

25 anos, goiana, sagitariana, engenheira e apaixonada pelo mundo. Compartilho aqui minhas experiências pelo mundo e incentivo você (é, você mesmo!) a viajar mais.

17 Comments

  • […] Você sai do Brasil com destino a Europa. Ahh, a Europa. Tudo é perfeito lá, as pessoas são educadas, o sistema funciona, quase um conto de fadas. Certo? Não! Odiar é uma palavra forte, eu sei, e talvez minha insatisfação com algumas coisas não chegue a tanto. Mas tá aí a minha lista das pequenas coisas do nosso dia-a-dia que eu odeio em Dublin. […]

  • Karina, depende muito da área. Para os chamados sub-empregos normalmente demora algumas semanas se a pessoa for focada, procurar bastante e tiver um nível de inglês razoável para as entrevistas e o trabalho em si. Trabalhar na área é algo mais complicado. TI parece estar muito em alta, já vi pessoas conseguindo trabalho e ficando por lá mas o restante é mais difícil.

  • Vale a pena levar tipo secador de cabelo, chapinhas essas coisas? Qual a voltagem ai? Feijao, lentilhas essas coisas se encontram ai nos supermercados locais?

  • Oi Daiana, tudo bem??

    Eu levei meu secador para não ter que gastar lá. Os preços são bem parecidos com os do Brasil. A voltagem é 220V e nos mercadinhos brasileiros você encontra de tudo, pode ir tranquila.

    =)

  • Existe uma epoca melhor para se comprar passagenes ? Quanto custa em media por pessoa adulta na classe economica ?

  • Jhone, para comprar passagens baratas o segredo é ficar de olho nas promoções. Um ótimo site para isso é o Melhores Destinos. No site Kayak você também pode colocar um alerta e eles te enviam uma mensagem assim que a passagem cair.

    O preço normal da passagem é algo próximo a 3 mil reais com taxas, mas até por 1600,00 você pode achar. Teve uma promoção semana passada por esse preço, inclusive.

  • Se eu me matricular no curso de inglês, Com o visto de estudante e permissão para trabalho de meio período
    Eu consigo me manter apenas com esse salário? Aluguel, mercado, condução e tudo mais?

  • Daniele, vai depender do valor do seu salário pois isso varia bastante. Mas é possível sim! Muitos amigos até conseguiram poupar dinheiro para uma viagem no final do intercâmbio. O importante é ir com uma reserva boa para o início.

  • Adorei a postagem, muito interessante o site de vocês.
    Estou pensando em ir estudar em Dublin e quanto mais leio sobre a Irlanda, mais vontade eu tenho.
    Tem algum ponto negativo ou alguma dica que você possa me dar, agradeceria muito.

  • Tem muitos brasileiros, fato! E isso atrapalha demais! Demais mesmo! Outro ponto que posso levantar é que a cidade é pequena então as oportunidades em relação a negócios, cursos, eventos, cultura, shows também são restritas. Eu não me incomodei com isso, pelo contrário, adorei Dublin justamente pelo fato de a cidade ser pequena, mas tem quem não goste.

  • To querendo axarbum ligar lra ir morar e trabalhar..será q consigo

    Problema q sou pésimma em inglês..morro de medo de ir sozinha..mais to pensando em final de ano ir..não sei cmo vou me virar..mais ..to querendo ir..

  • Ola!!
    Estou querendo ter uma experiencia de viver no exterior para conhecer cultura, melhorar meu ingles e enriquecer minha vida, pretendo ir com o meu namorado.
    Estou um pouco perdida em relação aos primeiros passos e gostaria de ajuda, minha vontade é galway mas sei que vive em Dublin mesmo assim quero uma ajudinha hahah.
    Gostaria de saber se ha possibilidade de passaporte para uns 6 meses de moradia ai e se é difícil conseguir um emprego para conseguir se sustentar na cidade e se eles alugam fácil para estrangeiros.
    Agradeço desde já 🙂

  • Fiquei triste quando li seu comentário sobre as chuvas em menos intensidade do que tinha ouvido falar. Isso é mais uma confirmação do aquecimento global. A Irlanda era um lugar notável pela chuva. Bem como era mais frio.Estive em Dublin para um Congresso há dois anos. Não passei frio, não vi chuva, e até teve sol. Isso é mal sinal.

Deixe seu comentário

Translate »