/// Experiências Cork Dublin Europa Galway Irlanda Kilkenny

Isso é um funeral ou uma festa?

Assim que chegamos em Dublin moramos por duas semanas com uma família irlandesa. O inglês ainda era meio arrastado, o sotaque irlandês não ajudava muito (alguém pode me explicar a dificuldade deles de abrir a boca para falar??) mas conseguíamos nos entender bem com eles.

Durante um jantar comum, tivemos uma conversa um tanto incomum com a proprietária da casa:

– Amanhã vou fazer o jantar de vocês mais cedo e colocar na geladeira, fiquem a vontade para esquentar e comer quando quiserem. Não vou poder acompanhar vocês – disse a irlandesa enquanto fazia uma dancinha com o quadril e os braços como de costume.

– Sem problemas – e percebendo a alegria dela perguntei – Vai a algum pub com suas amigas?

– Não – ela respondeu – Vou ao velório da mãe de uma amiga que morreu devido a um câncer.

– Oi? Como? Velório? – achei que não tinha entendido direito – Mas você parece feliz.

– Claro, os velórios irlandeses são maravilhosos, melhores que casamentos. A família sempre faz uma festa ou convida os amigos mais próximos para o pub preferido do falecido. Muita comida, muitas histórias a recordar,  muita cerveja, muito whiskey, vai ter até música ao vivo. Provavelmente vou voltar muito bêbada e por isso não conseguirei preparar o jantar. – ela falava com um sorriso de orelha a orelha.

Por alguns minutos pensei nas cenas do filme PS. Eu te amo mas jamais imaginei que aquilo acontecia de verdade. Não me segurei e perguntei:

– Vocês não deveriam chorar pela perda da pessoa? A família também bebe, come e sorri?

– Sim, nós choramos e sentimos pela perda mas aproveitamos o momento para celebrar o quanto aquela pessoa é querida e o quanto passamos momentos felizes juntos – ela me respondeu.

Diferente. Interessante. Maluco.

Não sei bem o que pensar dessa comemoração, mas tá aí uma festa que eu não quero ser convidada.

 

Sobre o(a) autor(a)

Vivian

25 anos, goiana, sagitariana, engenheira e apaixonada pelo mundo. Compartilho aqui minhas experiências pelo mundo e incentivo você (é, você mesmo!) a viajar mais.

Translate »