Europa Itália Milão

Sessão futebol: Jogo do Inter em Milão

Escrito por... Rafael

Sou um apaixonado por esporte, principalmente por futebol e automobilismo e quando decidi viajar para Europa pela primeira vez tentei ao máximo encaixar algum jogo no meu calendário. O sonho de assistir um jogo no velho continente começou em Milão, um dos lugares mais tradicionais no futebol e que possui dois dos mais famosos clubes do mundo, o Milan e o Internazionale.

F.C Internazionale Milano clube foi fundado em 09/03/1908. A Inter possui inúmeros títulos como uma Copa do Mundo de Clubes da Fifa, duas Ligas do Campeão da UEFA e 18 Campeonatos Italianos. Importantes brasileiros jogaram pela Inter como é o caso do Ronaldo, Júlio César e Lúcio. Já a Associazione Calcio Milan clube foi fundado em 13/12/1899. O Milan possui uma Copa do Mundo de Clubes da Fifa, sete Ligas do Campeão da UEFA e 18 Campeonatos Italianos. Importantes brasileiros também passaram por lá e na lista estão Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Rivaldo, Cafu e Leonardo.

Curiosidade: Ambos os times jogam no mesmo estádio, mas ele tem nomes diferentes para cada um dos tifosi (torcedores). É conhecido Giuseppe Meazza pelos Interistas e San Siro pelos Milanistas. A capacidade atual é de mais de 80 mil espectadores.

Bom, voltando a minha história… a partida que consegui ver foi Internazionale x Atalanta pelo campeonato Italiano em abril de 2013. Fomos a uma loja oficial da Inter próxima a Catedral Duomo e compramos o ingresso no próprio dia do jogo para o segundo anel (parte laranja) por 37 euros. Em Milão existem inúmeros pontos de venda e é possível comprar também pela Internet, em ambos os casos para mais informações consulte o site do clube.

estádio de futebol em milão

O deslocamento para o jogo é tranquilo, a maioria usa o metro e conosco não foi diferente. Pegamos a linha 2 da estação Milano Centrale e trocamos para a linha 1 na estação Cadorna FN. Descemos na estação Rho-Fiera e caminhamos 16 minutos até ao estádio (Novidade! Hoje existe a linha 5, que possui uma estação bem em frente ao estádio). A cada estação o número de torcedores era maior e começava a criar atmosfera de um jogo de futebol.

Na chegada ao estádio uma surpresa. Inúmeros cambistas, barraquinhas com vendas de produtos piratas. Eu que achava que isso era coisa de brasileiro, estava redondamente enganado. Na entrada tive que apresentar o meu passaporte e o guarda me revistou com o detector de metais. Dentro do estádio possui uma loja oficial e lá comprei uma camisa de jogo da Inter (Dica: Apesar de custar bem cara a camiseta em torno de 37 euros, saiu mais barato que na loja da Inter próximo a Catedral Duomo, lá eu pagaria 50 euros).

Giuseppe Meazza é imenso e chegar ao nosso assento exigiu um certo preparo, pois o nosso lugar se localizava no segundo anel laranja, o que é bem alto. O estádio não estava lotado, porém tinha uma boa presença de público, aproximadamente 35 mil torcedores. O torcedor lembra muito o brasileiro, é extremamente resmungão, apoia seu time (principalmente a torcida organizada, localizada atrás de um dos gols) e gosta de tomar uma cervejinha durante o jogo (em torno de 3,5 euros um copo de 500 ml). O jogo foi bem disputado e por surpresa (ou pé frio aqui do Rafael) a Inter perdeu de 3 a 4 para o Atalanta, para alegria de sua pequena, porém barulhenta torcida.

estádio san siro

A volta para casa foi tranquila, comparando aos padrões brasileiros. Pegamos o metro novamente, que estava bem cheio, mas não “abarrotado”. A torcida se comportou bem, apesar da derrota e fase ruim da Inter e em menos de uma hora já estávamos no hotel.

Foi um ótimo programa de viagem que eu recomendo para todo mundo que gosta de futebol e quer ter uma experiência com os tifosi italianos.

Sobre o(a) autor(a)

Rafael

3 Comments

  • Rafael, tudo bem? Vc precisou da carteirinha para comprar o ingresso? Estou tentando comprar pela internet e está me pedindo essa carteira de torcedor.

  • Deborah, ele não precisou da carteirinha. Você não está solicitando um ingresso específico para a área de torcedor? Dependendo da antecedência até a data do jogo pode ser que ainda esteja restrito para compras apenas para sócios. Se quiser manda o link que nós podemos tentar te ajudar.

    Aproveite!

Deixe seu comentário

Translate »